caminhada no rio vascão
No dia 13 de abril de 2024, numa caminhada com histórias, música e surpresas sonoras, vários lugares ao longo da Ribeira do Vascão foram revisitados, entre eles dois moinhos antigos e as suas memórias. As lendas e histórias participativas, recolhidas previamente da cooperativa boa CRIAÇÃO em contacto com pessoas do Concelho, falavam sobre moinhos e moleiros, valorizando a tradição oral e criando uma ligação íntima entre o imaginário e a realidade.
Foi de aqui que partiu a criação das intervenções sonoras – por um lado com base na recolha e recontextualização de sons do próprio lugar, por outro na interação do saxofonista Jan Michálek com o ambiente natural. Assim, durante o percurso, os participantes foram expostos e convidados a explorar diferentes acontecimentos sonoros, muitos deles jogando com elementos como o imaginário, o improvável, a surpresa, a espacialidade, e sempre associados a uma abordagem lúdica e desafiante.
Excertos
Excertos tirados de algumas das peças sonoras que fizeram parte do evento. Os participantes foram confrontados com as peças num ponto especifico da caminhada, escutando várias fontes sonoras em simultâneo, que se combinaram com a paisagem sonora natural numa relação espacial. Para simular esta experiência, os excertos podem ser ouvidos em simultâneo, criando “composições” e paisagens sonoras individuais.











Photos by Inês Sales


—
Header photo by Rita Sales
ACTIVIDADES / PROJETOS